3 formas de minimizar o problema do descarte na indústria

3 formas de minimizar o problema do descarte na indústria

A cada ano, 90 bilhões de toneladas de materiais primários são extraídos e usados globalmente, com apenas 9% de reciclagem, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Desse modo, o lixo industrial é um dos maiores responsáveis pela poluição no Brasil e no mundo. Apesar dos avanços no descarte de resíduos da indústria feitos nas últimas décadas, não há como contornar o fato de que ainda temos muito lixo.

Os aterros sanitários, embora considerados práticos, não são uma solução desejável, pois representam o risco de possível contaminação da terra, do ar e da água. Então, o que podemos fazer para atenuar o problema do descarte na indústria? Vamos conferir neste artigo!

3 métodos para redução do descarte desnecessário na indústria

1. Reciclagem

A reciclagem é uma ótima maneira de reduzir os resíduos sólidos da indústria porque dá nova vida a algo que poderia estar ocupando espaço em um aterro sanitário por muitos anos. Aliás, existem 3 maneiras fáceis de reciclar, são elas: comprar produtos reciclados, reutilizar itens sempre que possível e descartar itens recicláveis em lixeiras apropriadas.

Quando se trata da parte de reutilização da reciclagem, existem muitas opções sem desperdício, como usar suas próprias sacolas de compras reutilizáveis. Mas mesmo que você leve suas compras para casa em um saco plástico, você pode reutilizá-lo antes de deixá-lo na lixeira.

Outra forma de reciclagem é a compostagem. Uma grande porcentagem do lixo que acumulamos, como restos de comida e aparas de grama, é orgânico e biodegrada rapidamente. Quando esses tipos de lixo são compostados, eles podem ser reaproveitados como fertilizante.

Portanto, a reciclagem ajuda bastante na redução de resíduos sólidos, mas não é o único caminho.

2. Consumo consciente

Um importante alvo de redução de origem de resíduos é a conscientização sobre as embalagens. Como consumidor, você pode ajudar a reduzir o desperdício associado às embalagens de várias maneiras.

Por exemplo, ao comprar vários itens, solicite que eles sejam enviados em uma remessa em vez de várias remessas. Se você estiver comprando nas prateleiras das lojas, procure itens não embalados.

Além disso, considere comprar a granel. Ao comprar muitos itens embalados juntos, você pode reduzir os vários pacotes associados às compras frequentes.

3. Recolocação de produtos

Além de reduzir nossos resíduos sólidos ao reciclar ou reduzir a fonte, o problema do descarte na indústria pode ser solucionado ao estender a vida útil de produtos por meio de sua recolocação.

A Gooxxy contribui ativamente para a diminuição do descarte da indústria, por meio de soluções inteligentes embasadas nos conceitos de sustentabilidade e economia circular.

Por fim, devemos lembrar que quando jogamos no lixo, itens que de alguma forma poderiam ser reaproveitados; perdemos não apenas a oportunidade fomentar a economia, mas desperdiçamos todos os recursos (água, energia, tempo e trabalho) que foram usados para fabricá-los e transportá-los.

É por isso que reduzir o descarte desnecessário na indústria é uma das melhores maneiras de todos nós revertermos as consequências dos impactos ambientais.

Descarte na indústria e ODS da ONU

O Programa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pede explicitamente às empresas que ajudem a resolver os desafios ambientais do mundo até 2030, integrando mudança, inovação e criatividade em suas práticas e iniciativas.

A iniciativa estimula as empresas de todo o mundo a “adotar práticas sustentáveis e integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios”.

A gestão de resíduos é uma questão global com impacto local e reduzir substancialmente esse problema por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização é uma preocupação central das metas da ONU.

Acompanhe a Gooxxy nas redes sociais e leia também: Créditos de carbono: como as soluções da Gooxxy ajudam o planeta?