Plataforma oferece produtos próximos ao prazo de validade a consumidores que queiram comprá-los

Plataforma oferece produtos próximos ao prazo de validade a consumidores que queiram comprá-los

Mercadorias que iriam para o lixo são compradas com descontos que chegam a 80%

FONTE: TV CULTURA – https://cultura.uol.com.br/noticias/11454_plataforma-oferece-produtos-proximos-ao-prazo-de-validade-a-consumidores-que-queiram-compra-los.html

O desperdício de alimentos é um problema grave em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e a agricultura, por ano 30% do que a indústria produz vão parar na lata do lixo. No Brasil, 23 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano.

Pensando nisso, uma empresa de São Paulo desenvolveu uma plataforma que facilita as indústrias a venderem para alguns estabelecimentos, produtos que seriam descartados por estarem próximo da data de validade. Mercadorias com prazo de validade perto do fim podem ser vendidos com desconto de até 80%.

Vinicius Abrahão, CEO da empresa XPrajá, criou a plataforma digital para oferecer produtos industrializados fora do padrão ao mercado. Só no ano passado o volume de negócios ultrapassou os R$90 milhões. “a gente trabalha hoje focado em alimentos, biscoitos, bolachas, bolo, panetone e também em bens de consumo, material de limpeza, fralda, condicionadores e xampu”, diz.

Além de lucrativo, o projeto também visa evitar desperdícios. “Tem tanta gente passado fome e tanto produto jogado no lixo. Isso não faz sentido”, afirma Vinicius.

Leave a Reply