Gooxxy, a ‘greentech’ brasileira que impede o panetone de ir para o lixo depois do Natal

Gooxxy, a ‘greentech’ brasileira que impede o panetone de ir para o lixo depois do Natal

FONTE: O GLOBO – https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/gooxxy-greentech-brasileira-que-impede-o-panetone-de-ir-para-o-lixo-depois-do-natal.html

Por: Rennan Setti

Produção de panetones | Agência O Globo

A Gooxxy, que recoloca no pequeno varejo produtos perto de vencer que iriam para o lixo, fechou acordo para impedir um dos maiores desperdícios pós-natalinos: o descarte de toneladas de panetones.

A start-up ambiental — ou greentech — vai realocar 700 mil unidades de panetones que não atendem mais aos padrões de grandes redes de supermercados. São produtos com defeitos na embalagem, diferença no peso ou perto de vencer.

Essas 350 toneladas, com valor de mercado estimado em R$ 2 milhões, serão distribuídas por redes menores em Goiás, Brasília, Espírito Santo e Rio (10% do total).

Unilever e Mondeléz são clientes

Fundada em 2017, Gooxxy acaba de mudar de nome — antes se chamava XPrajá. A greentech atua com 18 indústrias e 400 varejistas. Seus focos principais são produtos com data de vencimento próxima, itens remanufaturados e linhas descontinuadas que grandes redes não toleram em suas prateleiras.

No ano passado, a start-up diz ter movimentado mais de R$ 250 milhões em produtos (em valor de mercado), ou 95 mil toneladas que iriam para o lixo.

Entre os clientes da Gooxxy estão gigantes com Unilever (dona de marcas como Dove e Omo) e Mondeléz (Lacta e Halls). As duas foram determinantes para convencer a greentech a expandir suas operações para EUA e Colômbia este ano.

Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/gooxxy-greentech-brasileira-que-impede-o-panetone-de-ir-para-o-lixo-depois-do-natal.html

Leave a Reply