O que é greenwashing

O que é greenwashing

Muitas empresas apostam em iniciativas sustentáveis, mas nem todas são honestas. 

Nem tudo aquilo que vemos nas propagandas ou na internet mostra a realidade, isso é fato. Infelizmente, isso acaba acontecendo com assuntos que deveriam ser tratados com toda a seriedade, como iniciativas sustentáveis. Assim, deixo uma pergunta aqui: você sabe o que é greenwashing? 

Greenwashing é a prática de vender o seu produto ou empresa como ecofriendly ou sustentável sendo que a realidade é bem diferente. Essa estratégia é cada vez mais comum já que um número cada vez maior de consumidores têm consciência sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Segundo a pesquisa Vida Saudável e Sustentável, do Instituto Akatu, 48% dos consumidores brasileiros já procuram comprar produtos de marcas socioambientalmente responsáveis e outros 37% afirmam às vezes lançar mão desse critério. 

Isso é um incentivo a mais para que algumas empresas de fato tomarem ações positivas em relação ao meio ambiente. Infelizmente, nem toda empresa que diz adotar práticas sustentáveis de fato o faz e nem toda prática que se diz sustentável de fato o é, mas é possível se prevenir.

O primeiro passo é sempre buscar informações e dados que comprovem a afirmação. Se eles não existirem é bom ligar o sinal de alerta. Outro ponto para ficar atento são as certificações ambientais, como o Selo Ciclo Consciente, que garante a veracidade das informações. Por fim, questione. Se uma empresa vende um produto considerado ecológico em uma embalagem de plástico, por exemplo, ele acaba impactando o meio ambiente do mesmo jeito, então vale a pena comentar, questionar e apontar essas hipocrisias.

Sabemos que os consumidores  não se enganam mais facilmente, mas também cabe às empresas manter a honestidade por uma questão moral e para preservar a sua imagem. A “lavagem verde” é um desserviço para o público e para a própria companhia, não trazendo nenhum benefício real para os envolvidos.

Com o futuro do nosso planeta não se brinca.

Leave a Reply