Gooxxy gera oportunidades com modelo de economia circular

gooxxy e economia circular

Se você está pensando que economia circular está relacionado somente à reciclagem, não é bem assim. Aliás, a reciclagem é uma parte importante desse modelo de economia, mas não se resume a isso. Basicamente, este modelo consiste no reaproveitamento de produtos e matérias-primas em vez de simplesmente descartá-los.

O modelo de economia circular vai muito além e neste artigo você vai descobrir porquê.

O que você vai ler aqui

  1. O que é economia circular?
  2. Economia circular x linear
  3. 5 pilares da economia circular
  4. Benefícios da economia circular
  5. Como a Gooxxy atua diante deste conceito?

O que é economia circular?

Uma maneira simples de entender o conceito de economia circular é pensar no ciclo de vida de uma árvore. Uma árvore usa luz solar, nutrientes e água do solo e dióxido de carbono para produzir oxigênio. Durante o outono essas folhas caem no chão fazendo como que os nutrientes retornem ao solo. Posteriormente, no inverno, eles são úteis tanto para aquela árvore quanto para as demais. Em suma, é um ciclo infinito onde tudo tem um propósito e nada é desperdiçado.

Este conceito abrange todo o ciclo de vida de um produto, com a reciclagem chegando ao final. A economia circular começa com a ideia de um produto, pois o design desempenha um papel decisivo. Isso significa que um produto deve ser projetado para ser usado por um longo tempo e permitir o reprocessamento e reparo.

O importante aqui é a economia de recursos, fechando os ciclos de energia e materiais de maneira sensata e não vinculando o crescimento econômico ao consumo de recursos e impacto ambiental. Dessa maneira, a economia circular está intimamente ligada à redução, reutilização e reciclagem.

Economia circular x linear

No modelo linear tradicional os produtos são fabricados, usados e descartados. Consequentemente, esse sistema é marcado pelo desperdício de recursos e poluição excessiva, prejudicando em larga escala o meio ambiente e a sociedade. Por outro lado, o modelo circular fecha o ciclo fazendo com que os produtos possam ser recolocados, reutilizados, reciclados ou reaproveitados.

5 pilares da economia circular

Como você viu até aqui, a economia circular é uma aliada estratégica do desenvolvimento sustentável. Com efeito, sua visão ampla é essencial para redesenhar como lidamos com recursos escassos, aquecimento global e gestão de resíduos. Dessa forma, há 5 pilares que embasam este conceito, são eles:

1. Recursos sustentáveis

Uso de fontes de energia renováveis e materiais biodegradáveis, recicláveis ou renováveis.

2. Produto como serviço

Um novo conceito de propriedade com empresas capazes de oferecer um único serviço que pode ser usado por muitos em vez do mesmo produto replicado para vários indivíduos, maximizando o fator de uso e a vida útil.

3. Plataformas de compartilhamento

Ferramentas onde usuários e empresários podem compartilhar e colaborar para otimizar o custo de bens e serviços e os recursos usados para produzi-los.

4. Aumento da vida útil

Produzir para obter um ciclo de vida mais longo, ou seja, prevendo mais possibilidades de atualização, reparo e regeneração de produtos.

5. Novo ciclo de vida

Toda solução pretende preservar o valor de um bem no final de seu ciclo de vida graças à opção de reutilizá-lo, regenerá-lo, bem como reutilizá-lo ou reciclá-lo em sinergia com os demais pilares.

Benefícios da economia circular

Os principais benefícios em adotar um modelo de economia circular incluem:

Benefícios ambientais

Um dos objetivos primordiais da Economia Circular é afetar positivamente o planeta e minimizar ou controlar a exploração excessiva dos recursos naturais. Assim, este modelo tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de matérias-primas.

Em outras palavras, controlando o uso de recursos energéticos convencionais (pelo modelo linear); o meio ambiente é menos poluído, resultando em ar, água e terras mais limpos.

Como sugere o modelo, reutilizar e desmaterializar resulta em menos materiais e processos de produção, sem comprometer a quantidade e a funcionalidade dos produtos.

Além disso, o uso de sistemas energeticamente eficientes e materiais não tóxicos, faz com que a reciclagem possa ser mais facilmente alcançada.

Benefícios econômicos

As empresas que investem seus recursos em novas atividades circulares estão se beneficiando de métodos de produção mais baratos; sem comprometer a qualidade, mas ao mesmo tempo alcançando maior funcionalidade dos produtos e materiais.

Com efeito, esse modelo circular tem o poder de aumentar o PIB e, portanto, o crescimento econômico. Além disso, o modelo circular leva naturalmente a uma grande porcentagem de economia de material, o que resulta em maiores margens de lucro e uma melhor situação econômica, especialmente para as pequenas e médias empresas.

Como a Gooxxy atua diante deste conceito?

A Gooxxy tem seu modelo de negócio alinhado com os princípios da economia circular como uma prioridade estratégica. Nesse sentido, desenvolvemos soluções inteligentes para a diminuição do descarte da indústria, incentivando o consumo consciente e reduzindo o impacto ambiental.

Por fim, além do seu papel decisivo na manutenção da vida no planeta, o modelo circular oferece uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento em termos de competitividade, inovação, proteção ambiental e emprego.