O mercado está apostando em alternativas para ajudar países e empresas a diminuir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), como o Dióxido de Carbono (CO2). Aliás, o dióxido de carbono é responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos 100 anos. Como resultado, um desses caminhos é justamente transformar as emissões de carbono em oportunidades de negócios, através dos créditos de carbono.
O que você vai ler aqui
- O que são créditos de carbono?
- Como funciona os créditos de carbono?
- Tipos de créditos de carbono
- Créditos de carbono e compensações de carbono são a mesma coisa?
- Que tipos de compensações de carbono existem?
- As soluções da Gooxxy geram créditos de carbono
O que são créditos de carbono?
Um crédito de carbono é uma licença que permite que uma empresa libere uma certa quantidade de dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa. Uma carga requer uma massa igual a uma tonelada de dióxido de carbono para ser liberada.
A permissão de carbono é metade de um esquema de “limitar e negociar”. As empresas poluidoras recebem créditos que lhes permitem continuar poluindo até um determinado limite. A empresa pode, entretanto, vender quaisquer créditos desnecessários a outra empresa que precise deles.
Portanto, as empresas privadas estão duplamente motivadas a minimizar as emissões de carbono. Se ultrapassarem o limite, receberão multa. Ao salvar e revender algumas de suas licenças de poluição, eles podem ganhar dinheiro.
Como funciona os créditos de carbono?
Os créditos de carbono ajudam principalmente a reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de combustível de hidrocarboneto conforme indicado.
Indústrias ou nações recebem um certo número de créditos e podem trocá-los para ajudar a compensar as emissões totais em todo o mundo. “Como o dióxido de carbono é o principal gás de efeito estufa”, observa a ONU, “as pessoas falam simplesmente em comércio de carbono”.
O objetivo é reduzir o número de créditos ao longo do tempo, motivando as empresas a encontrar formas criativas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Tipos de créditos de carbono
Existem dois tipos principais de créditos de carbono: licenças de emissão regulamentadas e créditos de redução voluntária de emissões.
Licença regulamentada
Uma licença de emissão regulamentada é uma licença que uma empresa ou instalação deve comprar ou comercializar para liberar uma tonelada de dióxido de carbono ou o equivalente a algum outro gás de efeito estufa. Como as licenças custam dinheiro, há um incentivo para se tornar mais eficiente e inovador para evitar a compra de licenças.
Redução voluntária
Um crédito voluntário de redução de emissões é um certificado que mostra que uma empresa ou comunidade tomou medidas e provou que conseguiu uma redução real nas emissões; ou removeu com sucesso o dióxido de carbono do ar, por exemplo, remolhando um pântano drenado. O certificado pode ser vendido para apoiar reduções de emissões ou remoção de dióxido de carbono.
Créditos de carbono e compensações de carbono são a mesma coisa?
Podemos dizer que sim e não. Cada crédito de carbono, assim como cada compensação de carbono, também representa uma tonelada de redução de emissões, então ambos os termos tendem a ser usados de forma intercambiável.
Em suma, os créditos de carbono são certificados válidos para uma unidade de redução de emissões ou remoção de carbono, permitindo que as compensações de carbono sejam compradas e vendidas em um mercado de carbono.
Desse modo, os créditos de carbono instrumentos negociáveis e são certificados por organizações de certificação independentes. Todo crédito de carbono é rastreável e finito; uma vez usados para compensar as emissões de qualquer organização, eles não podem passar por nova negociação.
Que tipos de compensações de carbono existem?
Geralmente, existem dois tipos de compensações de carbono: aquelas que reduzem as emissões de operações existentes ou futuras e aquelas que removem o carbono existente na atmosfera (remoção de carbono).
Desse modo, os projetos de prevenção de carbono geralmente incluem projetos de energia renovável. Estes permitem a substituição de processos de queima de combustível com uso intensivo de carbono, como parques eólicos, energia de biomassa, bem como barragens hidrelétricas ou digestores de biogás.
As soluções da Gooxxy geram créditos de carbono
Por fim, empresas como a Gooxxy podem agir para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, implementando sua estratégia para compensar voluntariamente as emissões e melhorar o compromisso com as mudanças climáticas.
Portanto, a Gooxxy se orgulha em oferecer soluções de impacto positivo que geram créditos de carbono no Brasil, fornecendo a seus clientes ações concretas que garantem benefícios sociais, econômicos e ambientais em escala nacional e global.
Acompanhe a Gooxxy nas redes sociais e leia também: Pessoas, planeta e lucros – Gooxxy se junta ao Movimento B