Gooxxy e o trabalho contra o desperdício de alimentos

Gooxxy e o trabalho contra o desperdício de alimentos

Segundo dados da ONU, o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. É um dado alarmante, certo? Felizmente, empresas como a Gooxxy, trabalham diariamente para diminuir e evitar o desperdício de alimentos que ocorre em muitos pontos do sistema de alimentação.

Entenda neste artigo como o desperdício de alimentos afeta o meio ambiente, e o que podemos fazer para minimizar este problema.

O que significa desperdício de alimentos?

Em suma, desperdício de alimentos refere-se a alimentos que não são consumidos. Existem muitos fatores que contribuem para essa problemática, como por exemplo, a comida que sobra das refeições e você joga no lixo. Mas, isso é só a ponta do iceberg!

Uma perda significativa de alimentos pode ocorrer antes mesmo de os alimentos chegarem ao consumidor; por causa de problemas climáticos, problemas de processamento, de armazenamento, dificuldades de transporte e superprodução.

Outras causas comuns do desperdício vêm de empresas que fornecem alimentos aos consumidores. Isso inclui restaurantes, supermercados, centros de distribuição e fabricantes. De fato, as empresas voltadas para o consumidor respondem por 80% do desperdício de alimentos no país.

Como isso impacta o meio ambiente e a sociedade?

O desperdício de alimentos prejudica e muito o meio ambiente e a sociedade, principalmente em três frentes:

Efeito estufa

Aproximadamente um quarto das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem advém do desperdício de alimentos. Quando jogados em aterros sanitários, os resíduos de alimentos produzem uma grande quantidade de metano.

À medida que os alimentos apodrecem e se degradam, emitem esses gases nocivos que são 25 vezes mais prejudiciais do que o dióxido de carbono; em termos de retenção de calor na atmosfera.

Desperdício de água

Usamos muita água na produção de alimentos. A agricultura, por exemplo, é responsável por 70% da água utilizada em todo o mundo. Aliás, se jogarmos fora 1kg de carne bovina, estamos desperdiçando 50.000 litros de água usada para produzir a carne. Há também uma correlação entre o desperdício de alimentos e o desmatamento.

Fome no mundo

Do ponto de vista ético, o desperdício de alimentos tem um efeito indireto na sociedade. Enquanto jogamos comida fora, muitas pessoas ao redor do mundo passam fome.

A ONU estima que globalmente 1 em cada 9 pessoas está desnutrida. Enquanto isso, uma população crescente significa maior consumo e maior demanda por alimentos processados. Para atender a essas demandas, a produção de alimentos precisa aumentar em mais da metade até 2050, segundo a organização.

Como a Gooxxy trabalha para reduzir o desperdício de alimentos?

Para a Gooxxy, não faz nenhum sentido as pessoas passarem fome enquanto toneladas de alimentos que poderiam ser reaproveitados, vão direto para o lixo.

Dessa forma, a empresa trabalha com a recolocação de produtos frutos da coleta de alimentos que envolve agricultores, atacadistas, varejistas, fabricantes, distribuidores e supermercados.

Aliás, no 1º trimestre de 2022 recolocamos mais de 600 toneladas em produtos. Alimentar pessoas famintas ou com insegurança alimentar com produtos de qualidade e comestíveis, mas que de outra forma seriam descartados, é uma situação vantajosa para todos.

Por fim, a recolocação impacta positivamente as várias partes interessadas gerando lucratividade, melhores oportunidades de consumo e menos agressão ao meio ambiente.

Acompanhe a Gooxxy nas redes sociais e leia também: Pessoas, planeta e lucros – Gooxxy se junta ao Movimento B