Você já ouviu falar em consumo consciente? As empresas estão cada vez mais conscientes da forma como interagem com seus consumidores e como podem transformar seus respectivos negócios por meio da sustentabilidade. Com efeito, um passo importante para a sociedade repensar é a forma como cada indivíduo consome.
Dados do Kantar Global Monitor mostram que 85% dos consumidores valorizam positivamente a compra de produtos de empresas que apoiam as causas que os interessam. Portanto, o consumo consciente está ligado aos hábitos de cada pessoa e como podem afetar diretamente a saúde do nosso planeta.
Saiba mais sobre este conceito e como ele impacta o meio ambiente a seguir.
O que é consumo consciente?
O consumo consciente, às vezes chamado de consumo ético ou verde, significa que os consumidores tomam as melhores decisões de compra, onde acreditam ter um impacto social, econômico e ambiental positivo.
Em suma, significa comprar com sustentabilidade em mente; então, isso pode abranger a compra de um produto específico ou a escolha de não comprar nada, ambas são decisões conscientes.
Esse novo hábito está se tornando mais popular à medida que os consumidores percebem que suas decisões nas lojas e mercados têm impacto em seu ambiente; e que eles têm o poder de mudar a forma como os negócios acontecem, apoiando empresas que compartilham seu sistema de valores.
Como impacta o meio ambiente?
Cada decisão consciente incentiva a produção de itens de origem mais responsável; ou seja, que causam menos poluição e resíduos e podem ser fabricados com mínimo impacto ambiental.
Quando praticamos o consumo consciente, estamos fazendo campanha por produtos e atividades ambientalmente benéficas por meio de nossos hábitos de compra.
A ideia é que, se nos comprometermos a consumir produtos de empresas que protegem o meio ambiente, esses negócios serão impulsionados a progredir ainda mais. Por outro lado, os que prejudicam a natureza serão industrialmente obrigados a modificar suas práticas.
Desse modo, os impactos causados pelo homem no meio ambiente podem ser significativamente reduzidos se cada um de nós abraçar essas pequenas mudanças.
Como ser um consumidor consciente?
Um exemplo de consumidor consciente é aquele que opta por produtos tomando por base os seguintes requisitos:
- Feito com ingredientes que não criam danos irreparáveis ou nocivos ao meio ambiente;
- Produzido sem causar danos a animais, pássaros e peixes, ou contribuir para sua exploração;
- Feito em instalações de produção que tratam os trabalhadores de forma justa, ética e segura;
- Cultivado de forma sustentável, para que os recursos naturais necessários possam regenerar;
- Orgânico certificado, vegano, comércio justo e sem ingredientes de engenharia biológica;
- Feito por uma empresa comprometida com práticas de fabricação éticas, ou seja, uma B-Corp;
- Embalado de maneira ecologicamente correta, sem materiais de uso único, como plástico;
- Cultivado localmente ou o mais próximo possível; não enviado grandes distâncias desnecessariamente.
Como a Gooxxy promove o consumo consciente?
As empresas verdes como a Gooxxy, estimulam posicionamentos e práticas sustentáveis de consumidores e parceiros, tanto do varejo como da indústria.
Neste caso, a Gooxxy promove o consumo consciente por meio de suas soluções como o GoFast.
No âmbito deste serviço, no último mês a empresa fez a recolocação de 560 toneladas de frango, evitando o desperdício desses alimentos.
A ação ocorreu em parceria com uma das maiores empresas globais de alimentos, presente em 127 países; e uma grande rede de Varejo Regional que oferece produtos de qualidade a preços incríveis. Com efeito, o produto foi recolocado em 20 lojas da rede.
Sobre o GoFast
Em suma, este serviço remaneja a mercadoria que está na indústria e perto da data de vencimento, e redistribui de forma estratégica no mercado varejista para consumo. Sem canibalizar o mercado, o produto não perde valor de venda e a indústria não gasta com descarte desnecessário.
Acompanhe a Gooxxy nas redes sociais e veja também como a Gooxxy atua no combate ao desperdício de alimentos.