Consumo consciente: o que é e como a Gooxxy estimula a prática

Consumo consciente: o que é e como a Gooxxy estimula a prática

Você já ouviu falar em consumo consciente? As empresas estão cada vez mais conscientes da forma como interagem com seus consumidores e como podem transformar seus respectivos negócios por meio da sustentabilidade. Com efeito, um passo importante para a sociedade repensar é a forma como cada indivíduo consome.

Dados do Kantar Global Monitor mostram que 85% dos consumidores valorizam positivamente a compra de produtos de empresas que apoiam as causas que os interessam. Portanto, o consumo consciente está ligado aos hábitos de cada pessoa e como podem afetar diretamente a saúde do nosso planeta.

Saiba mais sobre este conceito e como ele impacta o meio ambiente a seguir.

O que é consumo consciente?

O consumo consciente, às vezes chamado de consumo ético ou verde, significa que os consumidores tomam as melhores decisões de compra, onde acreditam ter um impacto social, econômico e ambiental positivo.

Em suma, significa comprar com sustentabilidade em mente; então, isso pode abranger a compra de um produto específico ou a escolha de não comprar nada, ambas são decisões conscientes.

Esse novo hábito está se tornando mais popular à medida que os consumidores percebem que suas decisões nas lojas e mercados têm impacto em seu ambiente; e que eles têm o poder de mudar a forma como os negócios acontecem, apoiando empresas que compartilham seu sistema de valores.

Como impacta o meio ambiente?

Cada decisão consciente incentiva a produção de itens de origem mais responsável; ou seja, que causam menos poluição e resíduos e podem ser fabricados com mínimo impacto ambiental.

Quando praticamos o consumo consciente, estamos fazendo campanha por produtos e atividades ambientalmente benéficas por meio de nossos hábitos de compra.

A ideia é que, se nos comprometermos a consumir produtos de empresas que protegem o meio ambiente, esses negócios serão impulsionados a progredir ainda mais. Por outro lado, os que prejudicam a natureza serão industrialmente obrigados a modificar suas práticas.

Desse modo, os impactos causados ​​pelo homem no meio ambiente podem ser significativamente reduzidos se cada um de nós abraçar essas pequenas mudanças.

Como ser um consumidor consciente?

Um exemplo de consumidor consciente é aquele que opta por produtos tomando por base os seguintes requisitos:

  1. Feito com ingredientes que não criam danos irreparáveis ​​ou nocivos ao meio ambiente;
  2. Produzido sem causar danos a animais, pássaros e peixes, ou contribuir para sua exploração;
  3. Feito em instalações de produção que tratam os trabalhadores de forma justa, ética e segura;
  4. Cultivado de forma sustentável, para que os recursos naturais necessários possam regenerar;
  5. Orgânico certificado, vegano, comércio justo e sem ingredientes de engenharia biológica;
  6. Feito por uma empresa comprometida com práticas de fabricação éticas, ou seja, uma B-Corp;
  7. Embalado de maneira ecologicamente correta, sem materiais de uso único, como plástico;
  8. Cultivado localmente ou o mais próximo possível; não enviado grandes distâncias desnecessariamente.

Como a Gooxxy promove o consumo consciente?

As empresas verdes como a Gooxxy, estimulam posicionamentos e práticas sustentáveis de consumidores e parceiros, tanto do varejo como da indústria.

Neste caso, a Gooxxy promove o consumo consciente por meio de suas soluções como o GoFast.

No âmbito deste serviço, no último mês a empresa fez a recolocação de 560 toneladas de frango, evitando o desperdício desses alimentos.

A ação ocorreu em parceria com uma das maiores empresas globais de alimentos, presente em 127 países; e uma grande rede de Varejo Regional que oferece produtos de qualidade a preços incríveis. Com efeito, o produto foi recolocado em 20 lojas da rede.

Sobre o GoFast

Em suma, este serviço remaneja a mercadoria que está na indústria e perto da data de vencimento, e redistribui de forma estratégica no mercado varejista para consumo. Sem canibalizar o mercado, o produto não perde valor de venda e a indústria não gasta com descarte desnecessário.

Acompanhe a Gooxxy nas redes sociais e veja também como a Gooxxy atua no combate ao desperdício de alimentos.