Startup ajuda fábricas a evitar desperdício e abastecer mercados em tempos de escassez

Startup ajuda fábricas a evitar desperdício e abastecer mercados em tempos de escassez

FONTE: RAZÕES PARA ACREDITAR – https://razoesparaacreditar.com/fabricas-evitar-desperdicio-coronavirus/

Por: Rafael Melo

Sabe aquele panetone que não ficou bem redondinho? Ou o creme dental que teve a embalagem amassada? No controle de qualidade das fábricas, esses produtos iriam para o lixo.


Mas uma startup de São Paulo está ajudando as indústrias a não desperdiçarem esses alimentos e produtos de higiene. Eles são vendidos a um preço mais barato, até 75%, para varejistas de mercados e distribuidores.

Em tempos de crise e risco de desabastecimento por causa do coronavírus, essa iniciativa tem ajudado a manter os estoques de alguns varejistas em dia e garantir que o produto chegue à casa das pessoas.

A Xprajá registrou um aumento na procura do serviço de 40% depois das medidas de quarentena em SP. “Isso consequentemente ajuda também as pessoas, principalmente aquelas de classes sociais mais baixas, que conseguem ter acesso a produtos de alta qualidade por preços melhores. É certo pessoas passando fome e toneladas e toneladas de produtos jogados no lixo?”, reflete Vinícius Alves, CEO da Xprajá.

Te damos três motivos para você evitar o desperdício.

Iniciativa reduz desperdício e tem impacto ambiental

A iniciativa da startup também tem impacto ambiental, uma vez que os alimentos deixam de ser descartados. “Para se ter uma ideia, com o uso da tecnologia da XPrajá, já evitamos o desperdício de 27 mil toneladas de alimentos, bebidas e itens de higiene, movimentando mais de R$ 90 milhões apenas no ano passado”, disse Vinícius.

Além disso, havendo consumo dos produtos por parte da população, isso significa que menos produtos serão necessários no mercado, o que faz com que as indústrias não precisem produzir mais e buscar mais matéria-prima na natureza.

“Fazer o descarte não é nada sustentável, no entanto com a recolocação desses produtos no mercado conseguimos aumentar a sustentabilidade da indústria”, explica.

Para ter acesso a essa solução é bem simples. O varejista ou a indústria faz seu cadastro na plataforma do XPrajá, e depois de uma verificação de dados, basta acessar e comprar.

Assim conseguimos transformar o que seria um prejuízo em lucro, incentivando companhias em toda a cadeia produtiva a repensar como produzem e destinam os seus produtos e a buscarem processos mais sustentáveis para os seus negócios.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/fabricas-evitar-desperdicio-coronavirus/

Leave a Reply